Nutrição

Como aumentar massa muscular combinando diferentes proteínas

Postado em 30.10.17 há 1:11 pm

Os efeitos da whey protein (vinda do soro de leite) para aumentar massa muscular já são bem conhecidos. O suplemento é muito recomendado e utilizado, pois ajuda a incrementar o consumo diário de proteína. O nutriente é fundamental para quem deseja ter um corpo tonificado e forte.

Um estudo recente publicado no Journal of Applied Physiology endossou, porém, a teoria de que uma combinação de proteína de soja, caseína e proteína do soro de leite é mais eficaz do que whey protein pura. O consumo da mistura após a atividade elevou os aminoácidos e prolongou a ação responsável por aumentar massa muscular.

Estudo comprovou ação positiva de mistura de proteínas

Os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade do Texas, nos EUA, basearam-se em uma publicação anterior. Ela havia relatado que a combinação de proteínas estende a síntese proteica muscular, funcionando melhor do que o soro de leite. Para comprovar a conclusão, reuniram 16 indivíduos saudáveis com idades entre 19 e 30 anos.

Todos os participantes consumiram suplementos uma hora após realizar exercícios de resistência. No entanto, uma parte utilizou somente whey protein isolada e a outra provou a combinação de proteínas. A mistura era composta por 25% de proteína isolada de soja, 50% de caseinato e 25% de whey protein isolada.

Estratégia eficaz para aumentar massa muscular

Biópsias realizadas nos participantes no início do treino e até cinco horas após a atividade demonstraram que a mistura possui maior potencial. Ela possibilita a ampliação dos aminoácidos e provoca um crescimento muscular maior do que a whey protein. 

Os aminoácidos são fundamentais nesse processo, pois são os responsáveis por formar os blocos de construção dos músculos. A pesquisa da Universidade do Texas mostrou que a mistura composta por soja, caseína e soro de leite permite que eles fiquem disponíveis por cerca de uma hora a mais. 

Estudos desse tipo são importantes para determinar qual suplementação é mais eficaz para quem quer aumentar massa muscular. As conclusões mostram que o uso de misturas de soja e lácteos pode ser uma estratégia mais poderosa.

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